Tuesday, April 29, 2008

O violonista Luis Carlos Barbieri e a Orquestra Sinfônica


O violonista Luis Carlos Barbieri [ex-presidente da AV-RIO] e a Orquestra Sinfônica dividem o palco na Série Clássicos TIM em Juiz de Fora/MG

Luis Barbieri executa obras de Kriegere Gnatalle, além de composições autorais.


O violonista Luis Carlos Barbieri, que apresenta-se ao lado da Orquestra Sinfônica Pró-Música, é a atração da Série Clássicos TIM deste mês. Nas partituras, o músico apresentará obras de Marcos Lopes, Edino Krieger, Radamés Gnatalli, Fred Schneiter, Manuel Ponce e do próprio Barbieri. A regência do concerto ficará a cargo do maestro Nelson Nilo Hack. O projeto é desenvolvido pelo Centro Cultural Pró-Música, com patrocínio da TIM e apoio da TV Alterosa.
Animado por atuar ao lado do maestro Hack, o violonista Barbieri comemora a experiência de tocar, pela primeira vez, com um dos principais grupos estáveis da instituição. “Fazer música como solista é um trabalho extremamente solitário. Com a música de câmara tudo é compartilhado. Não tenho dúvidas de que o trabalho sempre alcança os melhores resultados quando mais pessoas pensam juntas.”
Com o duo formado por Barbieri e Fred Schneiter, o violonista realizou concertos nas principais salas do Brasil, além da Argentina, México, Itália, Áustria, Suíça e Portugal.
A trajetória da formação, no entanto, foi interrompida pela morte de Schneiter em 2001. Na sua carreira internacional, merecem destaque os concertos no Festival de Guitare de Lausanme, na Suíça, Jornadas Internacionais de Debate Sobre La Guitarra, na Espanha, além do Encuentro Internacional de Guitarras Homenage a Agustín Barrios, no Paraguai.
Barbieri ainda coordenou vários projetos musicais e, desde 2004, está à frente da Mostra e Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter, considerado um dos mais importantes concursos do gênero no país.

A orquestra


Já a Orquestra de Câmara do Pró-Música, criada em 1979, trabalha para divulgar a música erudita, com especial interesse pela música colonial brasileira. A orquestra já se apresentou nas mais importantes salas de concerto do país e gravou sete CDs de música Colonial Brasileira e Música Antiga. Os músicos da orquestra fazem parte do projeto Ação Social Através da Música, que conta com patrocínio exclusivo do Instituto Votorantim.

Quando: : Dia 30 de Abril, às 20h

Onde: Teatro Pró-Música

Quanto: Entrada Franca. Convites no Teatro Pró-Música [Juiz de Fora/MG] e no ponto TIM

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home