Curso Gratuito
ACONTECE: História e Literatura do Violão na UNIRIO
'A História e Literatura do Violão Clássico' volta a partir de 13 de março na UNIRIO. Este curso gratuito de extensão será ministrado pelo Prof. Nicolas de Souza Barros, um dos mais conceituados especialistas brasileiros sobre o assunto. A matéria será uma oportunidade para os aficionados do violão verem vídeos e DVD´s de grandes violonistas, assistirem a palestras e debates e conversarem a respeito dos textos que serão lidos durante as aulas. No módulo deste semestre, será enfocado mais especificamente a evolução técnica do instrumento nos últimos 20 anos.
QUANDO: todas as segundas-feiras entre 06 de março a 26 de junho (2006) - 15 encontros das 18:30-20:30.
ONDE: Instituto Villa-Lobos - Av. Pasteur 436-fundos - Praia Vermelha.
CUSTO: os participantes terão de custear as cópias dos textos lidos.
NÚMERO DE VAGAS: 25
INSCRIÇÃO: As pessoas devem se inscrever na UNIRIO - Av. Pasteur 436 fundos, na seção onde os cursos de extensão acontecem, entre as 14:00-17:00 dos dias úteis.
DURAÇÃO: 30 horas (15 semanas X duas horas); certificados serão dados para aqueles com 70 % de presença (11 dias).
OBJETIVOS: foco especial sobre a evolução técnica do instrumento; aumentar o conhecimento dos participantes sobre a literatura violonística; adquirir noções a respeito do desenvolvimento histórico do instrumento; desenvolver a apreciação musical através do confronto de gravações de importantes violonistas, entre outros.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO : como o curso ocorrerá em dois módulos (dois semestres), nem todos os assuntos listados abaixo serão abordados no semestre atual:
1) o repertório dos instrumentos cordofones do renascimento - vihuela, guitarra e alaúde renascentista; estilo; formas instrumentais da música renascentista; tablatura; ornamentação renascentista;
2) o repertório dos instrumentos do barroco - alaúde e guitarra barroca, violino, violoncelo e cravo; estilo; formas da literatura barroca para instrumento solo; as danças; ornamentação barroca;
3) a fidelidade estilística - prós e contras;
4) a questão partitura verso performance;
5) o desenvolvimento organológico do violão; formas, afinações e nomenclaturas;
6) a definição da afinação do instrumento e o repertório 'clássico' do instrumento para guitarra romântica - Fernando Sor, Mauro Giuliani e outros;
7) a definição da forma do instrumento - o violão de Antonio Torres;
8) a literatura romântica - Francisco Tárrega, Miguel Llobet e outros;
9) o nacionalismo espanhol: Isaac Albeniz e Enrique Granados;
10) o romantismo latino-americano - Agustin Barrios Mangoré;
11) o papel de Andrés Segovia no desenvolvimento do violão clássico no século XX;
12) o repertório espanhol: Falla, Turina, Torroba, entre outros;
13) o repertório latino-americano no século XX: Manuel Ponce, Antonio Lauro e outros;
14) o desenvolvimento do violão no Brasil: chôro, Villa-Lobos e bossa-nova;
15) obras da primeira metade do século XX;
16) obras da segunda metade do século XX;
17) Julian Bream, John Williams e as novas gerações de violonistas;
18) técnicas empregadas na execução instrumental; rasgueado, ornamentação e outras.
'A História e Literatura do Violão Clássico' volta a partir de 13 de março na UNIRIO. Este curso gratuito de extensão será ministrado pelo Prof. Nicolas de Souza Barros, um dos mais conceituados especialistas brasileiros sobre o assunto. A matéria será uma oportunidade para os aficionados do violão verem vídeos e DVD´s de grandes violonistas, assistirem a palestras e debates e conversarem a respeito dos textos que serão lidos durante as aulas. No módulo deste semestre, será enfocado mais especificamente a evolução técnica do instrumento nos últimos 20 anos.
QUANDO: todas as segundas-feiras entre 06 de março a 26 de junho (2006) - 15 encontros das 18:30-20:30.
ONDE: Instituto Villa-Lobos - Av. Pasteur 436-fundos - Praia Vermelha.
CUSTO: os participantes terão de custear as cópias dos textos lidos.
NÚMERO DE VAGAS: 25
INSCRIÇÃO: As pessoas devem se inscrever na UNIRIO - Av. Pasteur 436 fundos, na seção onde os cursos de extensão acontecem, entre as 14:00-17:00 dos dias úteis.
DURAÇÃO: 30 horas (15 semanas X duas horas); certificados serão dados para aqueles com 70 % de presença (11 dias).
OBJETIVOS: foco especial sobre a evolução técnica do instrumento; aumentar o conhecimento dos participantes sobre a literatura violonística; adquirir noções a respeito do desenvolvimento histórico do instrumento; desenvolver a apreciação musical através do confronto de gravações de importantes violonistas, entre outros.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO : como o curso ocorrerá em dois módulos (dois semestres), nem todos os assuntos listados abaixo serão abordados no semestre atual:
1) o repertório dos instrumentos cordofones do renascimento - vihuela, guitarra e alaúde renascentista; estilo; formas instrumentais da música renascentista; tablatura; ornamentação renascentista;
2) o repertório dos instrumentos do barroco - alaúde e guitarra barroca, violino, violoncelo e cravo; estilo; formas da literatura barroca para instrumento solo; as danças; ornamentação barroca;
3) a fidelidade estilística - prós e contras;
4) a questão partitura verso performance;
5) o desenvolvimento organológico do violão; formas, afinações e nomenclaturas;
6) a definição da afinação do instrumento e o repertório 'clássico' do instrumento para guitarra romântica - Fernando Sor, Mauro Giuliani e outros;
7) a definição da forma do instrumento - o violão de Antonio Torres;
8) a literatura romântica - Francisco Tárrega, Miguel Llobet e outros;
9) o nacionalismo espanhol: Isaac Albeniz e Enrique Granados;
10) o romantismo latino-americano - Agustin Barrios Mangoré;
11) o papel de Andrés Segovia no desenvolvimento do violão clássico no século XX;
12) o repertório espanhol: Falla, Turina, Torroba, entre outros;
13) o repertório latino-americano no século XX: Manuel Ponce, Antonio Lauro e outros;
14) o desenvolvimento do violão no Brasil: chôro, Villa-Lobos e bossa-nova;
15) obras da primeira metade do século XX;
16) obras da segunda metade do século XX;
17) Julian Bream, John Williams e as novas gerações de violonistas;
18) técnicas empregadas na execução instrumental; rasgueado, ornamentação e outras.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home